As empresas precisam de super utilizadores!

O Recente alerta da PJ sobre a burla no Gmail, levou-me a escrever este artigo:

Já referi várias vezes este assunto, o Phishing hoje em dia é um Hack fácil, mas, preveni-lo também o é, basta verificar na barra de endereço do browser se o domínio está correto e se o certificado está válido, sites importantes, como no caso dos bancos têm sempre certificado, por isso, confirme sempre se a página que está a aceder é segura.

 

Parece chinês o que está escrito em cima?

Então, nesse caso, abra a página do banco e verifique se o endereço está correcto:

Exemplo:

Coloque o endereço do seu banco:

1. https://www.bancox.pt/

2. Antes do endereço verifique se tem o nome do banco e um cadiado verde.

3. Ao clicar no cadiado ou no nome do banco com o rato, aparece se a ligação é segura.

4. Se clicar em detalhes aparece uma janela que indica se a página é segura e ainda consegue visualizar o certificado! Simples!

 

Os sistemas de informação são, na actualidade, uma das componentes mais importantes de uma empresa, por esse motivo o utilizador carrega uma maior responsabilidade no uso dos sistemas de informação, sendo obrigatório ter o conhecimento para operá-los.

Operar? Podemos falar das pequenas coisas, como atalhos efectuados pelas combinações de teclas. Arrisco-me a dizer que muitos desconhecem o simples:

  • CRTL-C (Copiar)
  • CRTL-V(Colar)
  • CRTL-X(Cortar)

Os atalhos de teclado dariam outro artigo, mas uma coisa é certa: o uso correto desta ferramenta pode aumentar em muito a sua produtividade.

As empresas de hoje apostam em sistemas de informação para automatizar os processos, de forma a aumentar a produtividade, e o utilizador tem um papel fundamental, e é aqui que a responsabilidade do utilizador aumenta: afinal a empresa investiu num software capaz de os ajudar a automatizar tarefas, mas, ainda assim, necessita por exemplo que os dados sejam introduzidos de forma correcta e acertada (qualidade de dados).

Na minha opinião as empresas deviam apostar em formação básica no uso dos sistemas informação, começando pelo mais simples: o uso do Sistema Operativo (Ex: Windows, Linux) e ir ajustando as necessidades do utilizador às aplicações que utiliza, bem como as suas funções.

Os colaboradores das empresas devem aumentar as suas competências, afinal, hoje em dia, um simples emprego de escritório requer o uso de algum tipo de equipamento informático, por isso, tem de se inteirar do seu funcionamento, conhecendo as suas funções e comandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *