Os sistemas operativos

Os Sistemas Operativos têm hoje uma diversidade maior de que nunca. Adaptando-se a novos formatos e hardware, existe nos dias de hoje uma grande diversidade, sendo os principais Windows , Linux , Mac OS e com grande força os mobile IOS e Android os mais novos da família, estes dois últimos vieram revolucionar a forma como vemos um Sistema Operativo tradicional multi-tarefa, este acontecimento quanto a mim assemelha-se um pouco à passagem do DOS para o Windows.

Os Sistemas Operativos são a base do que se segue neste artigo.

O uso massificado do Android por exemplo, torna os utilizadores mais versáteis e menos resistentes à mudança. Afinal, mesmo sendo num Smartphone, eles estão a usar um novo Sistema Operativo diferente do tradicional, aprendendo desta forma a usar novos tipos de interface de utilizador.

O efeito disto no mundo empresarial tem como resultado de uma melhor aceitação de software alternativo ao tradicional, e quando falo de alternativo falo por exemplo da interface de utilizador e claro do open source um tema que vem de encontro de outro também forte nas tecnologias de informação, a colaboração  que lembra uma celebre frase “Se quiseres chegar rápido vai sozinho, se quiseres chegar longe vai acompanhado.”

Mas afinal o que isto implica no mundo empresarial?

Em modo curto e grosso redução de custos com licenciamento!

Mas não só hà uma redução de custos pelo facto de não haver licenciamento , existe a parte do código ser aberto o que faz com que um software que esteja activo na comunidade seja mais rapidamente melhorado / corrigido  do que os proprietários, o que provoca uma aumento de segurança, outro tema quente da actualidade e sim o código aberto não é sinónimo de inseguro antes pelo contrário!

Da próxima vez que necessitar de algum software verifique se não existe uma alternativa viável ao proprietário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *